

Help seeking and help design in interactive learning environments. Mapping the multidimensional nature of domain learning: The interplay of cognitive, motivational, and strategic forces.

Espera-se contribuir para aprofundar o conhecimento sobre a autorregulação da aprendizagem de professores, de forma a ampliar as possibilidades de fortalecimento dos processos autorregulatórios, não só durante sua formação, mas também na sua prática pedagógica.Īmélia Carolina Terra Alves Machado, Faculdade Instituto de Educação Superior do ParanáĪlexander, P.A. O procedimento metodológico tomou por base a revisão bibliográfica de teses, dissertações e artigos científicos nacionais e internacionais acerca do tema. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo apresentar modelos de intervenção em autorregulação da aprendizagem que podem ser usados com alunos da Educação Básica, bem como com professores em formação inicial ou continuada. A literatura no campo da Psicologia Cognitiva aponta uma carência de conhecimento dos professores quanto aos seus processos de aprendizagem, bem como quanto ao uso de estratégias para auxiliá-los nesse processo. ResumoĪ reflexão sobre a formação de professores e a autoformação pressupõe o processo de conhecimento da trajetória pessoal de cada docente, envolvendo a consciência sobre suas próprias formas de aprender. Meaningful learning theory, cognitive theory of multimedia learning, learning, science teaching.Faculdade Instituto de Educação Superior do ParanáĪutorregulação da aprendizagem. Teoria de aprendizagem significativa teoria cognitiva de aprendizagem multimídia aprendizagem, ensino das ciências. The results showed that the alternative views of the students are similar to others already presented in the literature of the field of chemical education and that the development of the PMTU, together with the strategy of contextualizing with the theme ‘water’ and the use of concept maps, not only motivated the students in class, but also enabled the learning of chemical concepts in a comprehensive way, correlating their ideas and experiences with the scientific knowledge.

To support the PMTU, four brochures that addressed the content of the chemical solutions were prepared, contextualizing with the theme ‘water’. Later a sequence of activities based on the students’ ideas was developed and used. At first, an initial questionnaire was used to identify previous ideas of the students regarding the selected theme and the concept of chemical solutions.

Through it, it was possible to discuss a relevant topic to the students in order to address chemical contents. The unit was employed in a 35-student class of the 2nd year of secondary education, from a public school of a metropolitan region of Natal/RN. In this paper, it is introduced a potentially meaningful teaching unit (PMTU) based on the meaningful learning theory, addressing the theme ‘water’ and the use of concept maps. The use of the theme ‘water’ as previous knowledge in order to address chemical concepts has proven to be important when it comes to providing meaning to teaching contents in chemistry. Embora a Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia e a Teoria de Aprendizagem Significativa representem dois robustos referenciais teóricos-pedagógicos com potencial para superar as limitações de ensino de ciências na atualidade, na opinião dos autores deste trabalho, a TCAM não incorpora elementos suficientes da TAS, gerando inconsistências teórico-pedagógicas e, portanto, posturas antagônicas entre as duas teorias. Os focos de interesse e categorias de análises desta análise crítica e reflexiva, foram definidos a priori pelos autores, tais como: conceptualização de aprendizagem, mecanismos para alcançar a aprendizagem e materiais didáticos para facilitar a aprendizagem. Assim, desenvolvemos uma análise teórico-reflexiva dos elementos da TCAM que forneça evidências de seu nível de correspondência com a TAS. Nesta pesquisa de natureza documental, questionamos em que medida a Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia (TCAM) de Mayer (2009) poderia incorporar os elementos da Teoria de Aprendizagem Significativa (TAS) na visão de Ausubel, Novak, Gowin e Moreira. Ivana Elena Camejo Aviles Eduardo Galembeck What is learning? How does it happen? How can it be facilitated? A version from the theories of meaningful learning of David Ausubel and Multimedia Learning of Richard Mayer QUE É APRENDIZAGEM? COMO ELA ACONTECE? COMO FACILITÁ-LA?UM OLHAR DAS TEORIAS DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE DAVID AUSUBEL E APRENDIZAGEM MULTIMÍDIA DE RICHARD MAYER
